quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tráfico e uso de drogas motivam criminalidade em Planaltina - DF

Planaltina era um município goiano, mas a partir de 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília, parte da cidade foi incorporada ao território do DF. De lá pra cá, muita coisa mudou. A cidade, que antes tinha ares de interior, cresceu. Junto com esse crescimento, o aumento da população e as melhorias estruturais veio a violência típica das grandes cidades. Letícia Dias é mãe de dois filhos e conta que gostaria de criá-los em outro lugar. “Tenho fé em deus que um dia vou sair daqui e ir para outra cidade, mais calma, onde eu não tenha que mentir para os meus meninos que os tiros a noite são foguetes”, lamenta.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do DF reforçam a sensação de insegurança na cidade. Em Planaltina, foram apreendidas 90 armas de janeiro a julho desse ano. Os bairros mais perigosos são Buritis II e III. Nos últimos 3 meses, houve mais de 20 prisões por homicídio. De acordo com a Polícia Militar, os mortos também são criminosos e a disputa entre gangues rivais amedronta a população que segue a lei do silêncio. Maria do Carmo, dona de casa, mora na cidade há mais de 15 anos. “A gente fica com medo do pessoal que está envolvido com a droga mexer com a gente”, diz.

Quase todo dia, policiais de Planaltina prendem envolvidos em roubos, furtos ou tráfico de drogas. A média é de 20 ocorrências diárias. A criminalidade só reduz com o combate ao tráfico. O delegado da 16ª DP de Planaltina, Mauro Naves, ressalta o papel do tráfico na violência. “Todos esses furtos e roubos estão intrinsecamente ligados ao tráfico e uso de drogas. O usuário para se manter no vício tem que necessariamente adquirir a droga e, muitas vezes, a única maneira é roubar ou furtar para manter esse vício”, afirma.

Ações como a do 14 Batalhão de Polícia Militar ajudam a diminuir os índices de violência na região. Lá, centenas de crianças praticam esportes no horário inverso das aulas. A idéia é tirar os jovens das ruas e evitar que se envolvam com o mundo da criminalidade e das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário