terça-feira, 1 de novembro de 2011

Evolução pelo caminho do ensino amplo

Entenda as diferenças entre os tipos de instituição de ensino superior no Brasil


Faculdade Iesb agora é Centro Universitário.
  Posicionado agora no patamar de Centro Universitário, o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) deu um salto em termos de reconhecimento perante ao Ministério da Educação (MEC) e à sociedade. De acordo com o MEC, ao serem criadas, todas as instituições de ensino são classificadas como faculdades. À medida em que são desenvolvidos novos cursos, pleiteia-se o status de Instituto de Ensino Superior (IES). O IESB foi fundado em 1994 como Centro de Educação com apenas três cursos, passando a se tornar IES em 2003, oferecendo dez cursos diferentes de nível superior em Brasília.

Com o passar do tempo, novos cursos foram sendo criados, como as Engenharias, Computação, Turismo, entre outros. Nessa crescente introdução de novas áreas do conhecimento ao corpo de ensino da instituição, o IESB foi se desenvolvendo até se tornar hoje um Centro Universitário. Em seus 17 anos de história, o IESB passa agora a ostentar um status adquirido apenas pela Universidade de Brasília (UnB) e pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília (CEUB) no Distrito Federal.

A diferença básica entre IES e Centro Universitário é simples: o IES é uma instituição que abriga vários cursos de ensino superior, mas não contempla todas as esferas do conhecimento, enquanto o Centro Universitário é justamente a existência de cursos que estudem e desenvolvam conhecimento em todas estas escolas acadêmicas. Abaixo segue um resumo dos diferentes tipo de instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC:


Mapa mostra a demanda para o Ensino Superior no País.

Faculdade
Oferecem um menor número de áreas do saber. Muitas faculdades oferecem cursos específicos em áreas restritas, como saúde e línguas, por exemplo. São instituições menores, mas isso não significa que tenham má qualidade de ensino.Uma faculdade não tem autonomia para lançar um curso por conta própria, ou seja, só pode oferecer um novo programa de ensino com autorização do MEC. Outra exigência é que o corpo docente da instituição tenha, no mínimo, pós-graduação lato sensu.

Centro Universitário
Suas graduações contemplam todas as escolas do conhecimento humano e tem autonomia para criar novos cursos. O Centro Universitário também tem que oferecer programas de pós graduação e iniciação de pesquisa. As exigências maiores são destinadas ao corpo docente. Este deve ter, no mínimo, um terço do corpo com mestrado e doutorado. Além disso, um quinto dos professores deve ser contratado em regime de tempo integral.

Universidade
As universidades são as instituições com maior cobrança por parte do MEC e devem oferecer atividades de pesquisa e extensão. Devem também prestar serviços à comunidade, nas áreas do saber em que atuam. Essas instituições também podem criar cursos com autonomia. As exigências ao corpo docente incluem que um terço, no mínimo, tenha título de mestrado ou doutorado e que trabalhem em regime de tempo integral. A universidade também precisa oferecer programas de doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário