terça-feira, 4 de outubro de 2011

Federal segura o pó





De 1º de janeiro deste ano até o ultimo dia 5 foram apreendidos 130 kg de cocaína no aeroporto Juscelino Kubitscheck.  O dado assusta se considerarmos que nos doze meses de 2010, foram 121 kg da droga parados pela Policia Federal e que, a cada ano, os números aumentam. Uma das justificativas para esse crescimento é a inclusão de Brasília nas rotas internacionais. Desde 2007, a cidade ganhou voos diretos para a Europa e a preocupação com o trafico aumentou.  Outro fator é a fiscalização que está sendo intensificada de olho nos grandes eventos que a cidade sediará, como a Copa do Mundo de 2014.

Apreensão de cocaína e maconha.
Com a chegada dos voos internacionais diretos, uma delegacia especializada em tráfico foi criada, ainda em 2007, dentro do Aeroporto. Para o delegado Marcos Cardoso, a especialização contribui para que ações específicas sejam realizadas no JK. “Estamos focando e direcionando nossos trabalhos e, assim, dificultamos ao máximo a atuação dos traficantes”, afirma. Ainda segundo o delegado, a rota do tráfico geralmente tem origem na Região Norte e segue para a Europa.

Dentro do JK, o trabalho para identificar as rotas do tráfico e chegar aos passageiros que fazem o transporte da droga não para. Agentes atuam 24hs por dia com o máximo de discrição,  para não interferir nos flagrantes. As 60 mil pessoas que circulam, em média, todos os dias pelo terminal não veem, mas nos bastidores existe uma intensa investigação que envolve o levantamento de informações privilegiadas e a observação minuciosa de bagagens e passageiros suspeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário