terça-feira, 11 de outubro de 2011

Florestas em debate

Ocorreu ontem, segunda-feira (10), o lançamento do Comitê DF em defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável.  A cerimônia de lançamento aconteceu no Museu da República e contou com a presença de entidades apoiadoras, instituições afins e deputados.
O Comitê DF faz parte da estratégia de articulação do Comitê Nacional, lançado em 7 de junho, com o objetivo principal de convergir, articular e mobilizar a sociedade contra o novo projeto do Código Florestal (PLC 30/2010), aprovado na Câmara dos Deputados. Contando com o apoio de 114 entidades de diversos segmentos da sociedade,  o grupo busca um texto do novo Código Florestal que proteja o Meio Ambiente e trate de forma diferenciada os agricultores familiares no uso sustentável das florestas. Além disso, o Comitê também tem a finalidade de coletar 1 milhão de assinaturas para protocolar um abaixo-assinado junto ao Senado Federal contra o projeto.
No evento estiveram presentes autoridades e lideranças do setor.

De acordo com Pedro Ivo, presidente do Comitê, o texto atual proposto pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B – SP) flexibiliza as penas com os responsáveis pelo desmatamento que já foi feito e diminui áreas importantes de preservação e conservação ambiental, o que gera, dentre uma série de problemas, diminuição da biodiversidade, maior risco de erosão e enchentes nas cidades e praticamente anula as chances de se recuperar aquilo que foi perdido durante estes anos. O ambientalista alerta também para o fato de que a votação já está no Senado Federal, aonde passará por quatro comissões antes de ir à sanção da presidente Dilma. “Os políticos desejam votar antes do final do ano para que o assunto não esteja em pauta na época da Rio+20, o que iria dificultar a vida da bancada ruralista”, afirma.
De acordo com o senador Rodrigo Rollemberg (PSB – DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, o texto realmente precisa ser reestruturado. Na opinião dele, é muito difícil que o Senado aprove o Código Florestal dos sonhos, tanto dos ambientalistas quanto dos produtores. “Há de haver um texto que configure segurança jurídica para que o país alcance o desenvolvimento sustentável sem prejudicar nenhum dos lados”.
Foi discutida a reestruturação do texto para o Código Florestal.
O novo Código Florestal já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira das quatro por onde passará no Senado. Agora o texto está em discussão na Comissão de Ciência e Tecnologia e depois passará pelas Comissões de Agricultura e, por último, de Meio Ambiente.
Mais informações sobre o Comitê DF em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável podem ser encontradas no site www.florestafazadiferenca.com.br, ou pelo telefone (61) 2103-8328.
Reportagem: Pedro Turbay

Nenhum comentário:

Postar um comentário